sábado, 24 de outubro de 2009

como criar passaros


Criar pássaros como passatempo é uma prática rotineira para quem gosta de aves domésticas. Porém, existem pessoas que se dedicam à atividade com o intuito de participar de torneios e até mesmo de comercializar as aves.
Em Urussanga, Antônio Cancellier é um desses criadores. Hoje possui cerca 300 “Canários do Reino”. As aves sempre foram uma paixão na vida do urussanguense que conta que desde de criança se interessava por pássaros. Há 10 anos começou a criar canários, e a dois resolveu intensificar a produção e começar a competir em torneios para ganhar. Ele faz parte da União Criciumense de Canaricultores. No último dia 15 de maio, Cancellier participou do torneio regional realizado em Criciúma, e teve 23 de seus pássaros classificados, sendo que um deles ficou em 1º lugar Destaque, com 90 pontos, e competiu com aproximadamente 600 pássaros. Já no torneio estadual, no dia 17 de junho, em Chapecó, foram 18 classificados, sendo que seis deles ficou em 1º lugar. Cancellier já coleciona troféus e medalhas recebidas nas competições que participou.
Segundo o criador, um evento deste tipo de aves é semelhante a um concurso de beleza, onde são avaliados quesitos como beleza, postura e porte.
Antônio dedica pelo menos duas horas diárias para cuidar de seus pássaros, cuida pessoalmente da limpeza e trato. Ele construiu em sua casa um lugar adequado para a criação. O espaço é claro e arejado, onde as aves ficam protegidas.
De acordo com Cancellier, os canários do reino necessitam de uma alimentação com verduras, sementes, papa de ovo e precisam de vitaminas e cálcio. Outro cuidado importante é referente à limpeza das gaiolas, que deve ser feita semanalmente, e pelo menos a cada seis meses elas devem ser lavadas totalmente. Os poleiros também precisam ser trocados, evitando assim, maiores problemas.
Ele conta, ainda, que na hora de negociar uma ave o preço pode variar de R$ 50,00 até R$ 250,00 dependendo de cada um, sendo que o valor dos premiados pode até ser triplicado.
Existem várias raças destes canários. Entre os que o criador possui podem ser encontrados o frisado suíço, vermelho, asa cinza, verde mosaico e outros.
A reprodução desta espécie é mais comum entre os meses de agosto e janeiro, cada fêmea pode pôr de quatro a cinco ovos e o período de incubação é de 13 dias. Cada casal pode ter até três chocadas no mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário