segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Canário de Harzer Roller também conhecido como Canário Roller ou Canário de Canto Clássico, surgiu por volta de 1600 na Alemanha, próximo às montanhas de Harz, a principio se percebeu alguns canários que cantavam de maneira diferente, cantavam com o bico fechado e um som rolado. Devido à beleza do seu canto logo se espalhou por toda a Alemanha e recebeu o nome de Deutsch Edel Roller, (Canário Nobre Alemão de Canto Rolado) em seguida se espalhou por toda a Europa e recebeu o nome de Edel Roller (Nobre Rolador).

Não se sabe ao certo como surgiu o canto rolado, o que podemos contar, sem bases históricas, quase como lenda é que por volta de 1600 os mineiros da região de Harz, na aldeia de Andreasberg, criavam os canários como aves domésticas e começaram a levar essas aves para o trabalho dentro das minas, em pequenas gaiolas, no começo era sómente para se alegrarem com o seu canto, mas logo perceberam que quando aumentava a quantidade de gases no interior das minas os canários se ouriçavam, embolavam, como naquela época não havia instrumentos para detectar a presença de gases, os canários eram muito úteis, pois assim que começavam a embolar os mineiros se retiravam, evitando serem asfixiados pelos gases. Eles funcionavam como um detector de gases. Neste regime de pouca luz e silêncio começaram a cantar mais baixo e grave, assim, por seleção surgiu uma nova raça, o canário de ´´Harzer Roller`´.


O canário Roller canta de bico fechado, modulando sua canção com tons graves e agudos, sempre de maneira suave e rolado. É característica peculiar a raça dos canários desenvolvida no Harz.

O canto do Canário Roller, é o mais requintado da espécie, apresenta nove variações sonoras chamadas de Tours (jeito), quanto mais grave o tom maior seu valor, as variações na suas execuções vocais são adquiridas por herança genética, e vem sendo aprimorado através de uma rigorosa seleção dirigida para o aperfeiçoamento do canto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário